segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Obras do Maria Pinheiro têm investimento de R$ 4,7 milhões


A Prefeitura de Itabuna, em parceria com o Ministério das Cidades, vem intensificando as obras de urbanização e infraestrutura do bairro Maria Pinheiro. O projeto, executado com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, tem custo estimado de R$ 4,7 milhões, que vão ser empregados na construção de 190 casas. Estes novos imóveis vão substituir habitações consideradas subnormais e, além da obra física, a iniciativa também contempla ações de inclusão social dos moradores.

O diretor-adjunto de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, engenheiro Marcos Fontes Lima, lembra que as obras foram iniciadas há 60 dias e prosseguem dentro do cronograma previsto. As intervenções compreendem rede de drenagem, construção de muros de contenção, pavimentação das ruas Central, C, Teixeira, Santa Rita, São José, Santa Maria e Santa Luzia, além da substituição de barracos por casas de alvenaria. O sistema de abastecimento de água e a rede de esgotamento sanitário estão sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).

De acordo com o diretor da Sedur, nesta primeira fase do projeto já se encontram em fase de conclusão 26 unidades habitacionais e parte da rede de drenagem da rua Central, considerada a principal via de acesso ao bairro, por onde passam ônibus e veículos pesados. “A ideia é realizar as obras com o mínimo de interferência no tráfego, mas mudando de forma radical a estrutura do bairro, que será urbanizado”, explica. Uma das principais dificuldades encontradas para executar as obras no Maria Pinheiro foi a necessidade de substituir o sistema de esgoto condominial – que não funciona – por uma rede convencional.

Nenhum comentário: