segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Undime discute mudanças no ensino fundamental


Os representantes dos 28 municípios que compõem o pólo Sete da Undime, discutiram, em Itabuna, implantação do ensino fundamental com duração de nove anos. Os municípios têm até o próximo ano para se adequar à nove lei, segundo a coordenadora do Pólo 7 da Undime e também secretária municipal de Educação de Itajuipe, Márcia Lima.

Ela adianta que, para a lei entrar em vigor vai depender de alguns fatores, como pedagógico, administrativo e financeiro, para a rede ser reorganizada. A professora explicou que o gestor deverá se empenhar o máximo para melhorar o espaço escolar, com a formação de professores e com as propostas pedagógicas de cada escola. A idade de ingresso da criança passa a ser de seis anos e não sete, como é atualmente.

Na avaliação da coordenadora, o seminário desse nível é importante e serviu, sobretudo, para a troca de experiências principalmente para os 21 municípios que mudaram a gestão nas ultimas eleições. Ela informou que das 28 cidades incluídas no Pólo 7 da Undime, 10 ainda não implantaram a lei e três estão em processo de implantação, por isso ainda existem muitas dúvidas, segundo ela.

O secretário de Educação, Gustavo Lisboa, disse que esta lei federal deve ser cumprida até o ano que vem e informou que elas já são uma realidade em muitos países. “Ela é muito importante para a melhoria da educação, porque o aluno vai passar mais tempo nas salas de aula, principalmente para os anos finais do ensino fundamental”. O secretario lembra que Itabuna é pioneira no projeto já implantado há bastante tempo, mas que a fase ainda é de experiência.

Nenhum comentário: