quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SEC promove fórum para debater a Educação na Diversidade


A Secretaria Municipal da Educação (SEC) promoveu esta semana no auditório do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (Icei), o I Fórum de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), com o objetivo principal de debater sobre as políticas públicas voltadas para este segmento e também discutir a respeito da diversidade e especificidades socioculturais dos educandos.

Com o tema “Educação na Diversidade: Integrando jovens, adultos e idosos”, o fórum envolveu educadores e alunos do Proeja, bem como os demais profissionais da equipe da Educação. O debate iniciou com a palestra do professor José Eustáquio Romão, que abordou a temática “A diversidade e a Educação de Jovens e Adultos”.

O secretário da Educação, Gustavo Lisboa, avalia que o evento busca a estruturação de uma proposta política pedagógica da educação de jovens e adultos, tendo com base a diversidade. “Estamos buscando fortalecer o Proeja, a partir da realidade específica de nosso município”, afirma. O fórum faz parte do Projeto Educação na Diversidade, que vem sendo realizado através de “colóquios” com a participação de professores e alunos, realizados por nucleação das escolas.

Durante o fórum, também foi lançado o projeto de formação do Grêmio Estudantil, elaborado pela assessoria da divisão da Juventude da Secretaria da Assistência Social (SAS). Segundo o chefe da divisão da Juventude, Sérgio Fontes, o projeto pretende implantar grêmios nos colégios municipais. “Através destes grêmios, os jovens poderão atuar em parceria com a direção das escolas, participando de conselhos de classe, conselhos de série, gincanas e feiras estudantis entre outros trabalhos que poderão desenvolver”, diz Sérgio Fontes.

Nenhum comentário: