sábado, 13 de março de 2010

Bahia não enfrenta surto de meningite, diz Sesab


“A Bahia não está enfrentando um surto de meningite e não existe motivo para alarme, embora a doença meningocócica seja sempre motivo para preocupação, por se tratar de uma infecção grave do sistema nervoso central”. A afirmativa é da superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Lorene Pinto.

Dados do Departamento de Informática do SUS (Datasus) apontam que a situação na Bahia não é diferente de outros estados. Segundo a Sesab, a Bahia é o quarto em incidência de doença meningocócica, com 1,1 casos por 100 mil habitantes, antecedido por São Paulo, com 2,2 casos por 100 mil habitantes, Distrito Federal e Amazonas, com 1,7 e 1,2 casos por 100 mil habitantes, respectivamente.

Os dados mostram ainda que as maiores taxas de letalidade foram registradas no Mato Grosso do Sul e Sergipe, com 33%. A Bahia ficou em sétimo lugar, com 24,5%. Segundo Lorene Pinto, mesmo considerando que metade dos casos de meningite registrada é do tipo viral, de menor gravidade, há o registro das meningites bacterianas, que trazem maior preocupação, pela rapidez com que o quadro se instala.

Nenhum comentário: