quinta-feira, 25 de março de 2010

Efeito Anamara: eliminação da baiana aquece debate sobre BBB 10



Todo mundo que acompanha o Big Brother Brasil 10 sabia que o confronto entre Lia e Anamara iria ser difícil. Mas parecia que a baiana ia levar a melhor no 12º paredão do programa da TV Globo, realizado terça. A certeza vinha das votações nos principais sites de notícias, que colocavam a ex-policial sempre na frente. Diante dos 57% de rejeição de Anamara, o muxoxo foi geral. Além disso, sua saída esquentou o debate sobre o programa, sobretudo no mundo virtual. Na quarta-feira (24), o assunto dominou o Twitter, que tem sido usado por anônimos, famosos e até pelo diretor do programa, José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boninho, para comentários, campanhas e pitacos.

No disse me disse, sobrou acusação de manipulação, batizada de “matipulation tion tion”, e até uma campanha “Fora Boninho”. Ele, por sua vez, twitou que torceu para Maroca até o fim e encerrou a questão dizendo que o BBB “é oficial” e não “enquete”. Na contagem final, entram também os votos telefônicos e os de SMS, numa intersecção de diferentes mídias ao mesmo tempo.

Em Juazeiro, cidade natal de Anamara, o clima é de tristeza. “ A gente já estava comemorando. Sou suspeita para falar, mas acho que aconteceu alguma coisa”, sugere Amanda Pinto Monteiro, 26 anos, amiga de Anamara. “Não quero mais assistir ao programa”, diz, magoada.

De volta do Rio na tarde de quarta-feira (24), após ter acompanhado o paredão, dona Anita Alves, 48, mãe de Anamara, conta que foi pega de surpresa: “Ninguém esperava a eliminação, nem o pessoal da Globo”. Mesmo assim, resume, sua filha está feliz. “Chegar onde ela chegou já foi uma grande vitória”.

Nenhum comentário: