quarta-feira, 18 de abril de 2012
Trabalhador rural desaparecido após tomada de fazenda é localizado na BA
Um trabalhador rural de 39 anos, que estava desaparecido há dois dias na cidade de Pau Brasil, sul da Bahia, após a fazenda em que trabalhava ter sido ocupada por índios, conseguiu contato com a família na manhã desta quarta-feira (18). Segundo Miguel Arcanjo Silva, presidente do Sindicato Rural da cidade, o trabalhador passou os últimos dias perdido na mata fechada, mas localizou uma propriedade nesta manhã.
"Ele vagou muito, perdido na mata, com dificuldade de sair. Deu sorte que a cobra não pegou ele. Agora já deve estar com a família", afirma Miguel Arcanjo. O rapaz estava empregado na fazenda Indiana na função de ajudante geral, atuando como leiteiro, catador de frutas e na manutenção das cercas. Ele reside com a família no povoado de Jacareci, que pertence à cidade de Pau Brasil. Nesta quarta-feira (18), completam 30 anos da disputa de terras entre índios e fazendeiros na região sul da Bahia.
Mais ocupações
Uma representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Pau Brasil, Cleide Marta, informa que mais duas fazendas foram ocupadas por índios da tribo Pataxó Hã Hã Hãe nesta quarta-feira (18). Uma está situada na região do Rio Pardo e na ocasião, segundo ela, a casa do caseiro foi incendiada. A segunda é a Fazenda Letícia, localizada na região de Ourinhos.
Com as duas novas ocupações, somam-se 68 propriedades na posse dos índios, quantidade confirmada pela produtora rural e pelo coordenador local da Funai, Wilson Jesus de Souza. O G1 tenta contato com a Polícia Federal (PF), porém a coorporação ainda não pôde confirmar o número.
Em Itaju do Colônia, cidade que fica dentro da área de conflito, igrejas e comunidade fizeram uma marcha pela paz na manhã desta quarta. Cerca de mil pessoas participaram da caminhada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário