sábado, 9 de junho de 2018

Bombeiros resgatam o barco 'Lucas Mar' e encontram o sétimo corpo de naufrágio

Pescadores encontraram na tarde deste sábado o “Lucas Mar”, um dos dois barcos que naufragaram na madrugada de sexta-feira na Baía de Sepetiba, com um total de 21 pessoas a bordo. Perto dele, bombeiros resgataram o corpo de mais uma vítima: agora, o número de mortos chega a sete, e cinco pessoas continuam desaparecidas. O segundo barco envolvido no acidente, o “Milenar”, já havia sido localizado.

O “Lucas Mar”, que levava 12 pescadores, estava a sete quilômetros da Ilha da Madeira. Seis de seus tripulantes seguem desaparecidos, inclusive Lucas Barbosa, de 21 anos, o dono do barco.

De acordo com o pescador Gilson Alves da Cruz, um dos que ajudam nas buscas, a embarcação naufragada foi encontrada graças a âncora de um barco de um colega que auxiliava na procura.

- A gente estava deixando a âncora baixa e, num determinado local, ela agarrou na embarcação. Quando puxaram, dois coletes vieram à tona. Chamamos os bombeiros, que isolaram a área - contou o pescador. Os mergulhadores, então, entraram em ação, identificaram que se tratava a embarcaçao e estão verificando se há vitimas em seu interior. Por enquanto, não há notícias sobre as vítimas.

Por volta das 14h, um grupo de religiosos chegou ao píer da Ilha da Madeira e reuniu os familiares dos desaparecidos para uma oração. O vice-prefeito de Itaguaí, Abelardinho, também foi ao local e conversou com alguns moradores e amigos dos desaparecidos:

- Estamos colocando a nossa equipe de assistentes sociais para dar um apoio a essas famílias. Essas pessoas estão muito fragilizadas e é a única coisa que podemos fazer agora é confortá-los - afirmou.

Mais cedo, por volta do meio-dia, a dona de casa Valdirene da Silva, mãe do barqueiro Lucas Barbosa, teve uma crise nervosa e correu em direção à água. Ela contou aos amigos que havia escutado a voz do filho a chamando. Ela foi amparada pelos amigos e levada para conversar com os assistentes sociais que estão prestando apoio no local.

Por meio de nota, a Marinha do Brasil se solidarizou com os familiares:

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1° Distrito Naval, informa que a embarcação "Lucas Mar" foi encontrada na tarde deste sábado (9) na Baía de Sepetiba (RJ) pelas equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro a uma profundidade de 8 metros.

Até o momento, foram encontradas quinze pessoas, nove com vida e seis vítimas fatais. A Marinha se solidariza com os familiares das vítimas e continua envidando esforços nas buscas dos desaparecidos, atuando com seis embarcações, sendo uma delas de desembarque de carga geral, uma aeronave, mergulhadores e com o Navio-Patrulha "Guaporé.

Nenhum comentário: