A Federação de Futebol do Rio de Janeiro definiu a data de retorno do Campeonato para a próxima quinta-feira (18), com a partida entre Flamengo e Bangu, no Maracanã. Após a arbitral realizada nesta segunda-feira (15), entre a entidade e os clubes que disputam o torneio carioca, a FERJ chegou a uma decisão com as equipes para a retomada dos jogos nesta semana, no entanto, com exceção de Botafogo e Fluminense.
A reunião realizada de forma online contou com a presença de Cacau Cotta, diretor de relações externas, e Bruno Spindel, diretor de futebol do Flamengo, que defenderam a volta do Campeonato Carioca. Contrários à decisão, os presidentes do Botafogo, Nelson Mufarrej, e do Fluminense, Mário Bittencourt, chegaram atrasados na reunião. Os representantes das duas equipes reforçaram que não desejam voltar a campo neste momento da pandemia e sugeriram a retomada em julho, no entanto, a FERJ não voltou atrás da decisão.
O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt pediu mais 15 dias para a Federação de Futebol, para que o elenco tricolor possa voltar a treinar, após serem submetidos aos testes para o coronavírus nesta terça-feira (16). Em meio ao pedido, Flavio Horta, presidente do Volta Redonda, e Alexandre Campello, presidente do Vasco, alegaram que as atividades de treino já estão liberadas no Rio de Janeiro desde o dia 25 de maio, há mais de 20 dias. Depois de um intervalo nas conversas, o dirigente tricolor aceitou o retorno no dia 29 deste mês.
Por ter sido o primeiro clube a ter colocado em prática o protocolo de prevenção ‘Jogo Seguro’, que viabilizou a volta aos treinamentos, o Flamengo defendeu que o retorno do Carioca acontecesse ainda nesta semana. Próximo adversário da equipe Rubro-Negra no campeonato estadual, o Bangu também defendeu a retomada das partidas para quinta-feira (18).
Os clubes e a FERJ aguardam a autorização do Governo do Rio de Janeiro, que está prevista para a quarta-feira (17). O duelo entre Flamengo e Bangu será no Maracanã, mas ainda não tem horário definido.
Os jogos de Fluminense e Botafogo foram marcados para a próxima segunda-feira (22), mas a dupla deixou claro na reunião que não irá entrar em campo. Os dois elencos ainda não realizaram testes para o Covid-19.
A Federação decretou o retorno oficial para o próximo dia 20, mas deixou a possibilidade de partidas acontecerem antes, se os clubes estiverem de acordo. Além de Flamengo e Bangu, Boavista e Portuguesa anteciparam o confronto, e irão duelar na sexta-feira (19).
As datas sugeridas para os jogos dos quatro grandes
Flamengo 18 e 25 de junho
Fluminense 22 e 24 de junho
Botafogo 22 e 24 de junho
Vasco 21 e 24 de junho
Quais os jogos faltantes da Taça Rio?
O campeonato foi paralisado faltando duas rodadas para a fase de classificação da Taça Rio ser finalizada.
Pela quarta rodada, as partidas são as seguintes:
Botafogo x Cabofriense
Bangu x Flamengo
Portuguesa x Boavista
Fluminense x Volta Redonda
Madureira x Resende
Vasco x Macaé
Pela quinta rodada, as seguintes:
Flamengo x Boavista
Bangu x Cabofriense
Portuguesa x Botafogo
Vasco x Madureira
Volta Redonda x Resende
Macaé x Fluminense
Como foi a reunião?
Botafogo e Fluminense, que sempre se posicionaram contra a volta das atividades imediatamente, foram representados pelos seus presidentes - Nelson Mufarrej e Mário Bittencourt, respectivamente. No sábado, os dois clubes não participaram de uma reunião feita pela Ferj com apenas alguns clubes. Alexandre Campello (presidente do Vasco) e Cacau Cotta e Bruno Spindel (dirigentes do Flamengo) também se fizeram presentes. Marcelo Jucá, presidente do TJD, integrou o grupo além de representantes dos times de menor investimento.
A reunião começou com atraso de quase uma hora - previsão de início era 17h. E se estendeu, após uma paralisação entre 22h e 23h. Conforme relatos de presentes, o Flamengo insistiu para jogar na quinta-feira mesmo sem a liberação de autoridades e apesar da sugestão de Rubens Lopes, presidente da Ferj, de retomar as partidas a partir do dia 20 - o Rubro-Negro foi o primeiro clube a deixar a quarentena, em 20 de maio, inclusive antes da liberação da prefeitura do Rio.
Mário e Campello divergiram asperamente quando o primeiro pediu 15 dias para treinar - o elenco tricolor trabalha remotamente e ainda sequer foi testado para a Covid-19. Situação parecida com a do Botafogo, que fez os testes (ainda sem resultados), mas ainda não marcou data da reapresentação. Por isso, Flu e o Bota mantiveram a posição de voltar as partidas apenas em julho. O Vasco, que após ter 16 jogadores diagnosticados com o vírus, quer a volta imediata e treina em São Januário desde o início do mês.
A situação dos times de menor investimento
Portuguesa - Voltou a treinar dia 27 de maio.
Bangu - Voltou a treinar dia 26 de maio.
Madureira - Voltou a treinar dia 27 de maio.
Boavista - Voltou a treinar dia 3 de junho.
America - Voltou a treinar nesta segunda (15 de junho).
Macaé - Está treinando remotamente. Aguarda definições do arbitral.
Cabofriense - Time se reapresentou nesta segunda (15 de junho) e testou o elenco. Aguarda definições do arbitral para avaliar retorno aos treinos.
Americano - Clube parado. Aguarda definições do arbitral.
Nova Iguaçu - Está treinando apenas remotamente. Aguarda definições do arbitral.
Friburguense - Não volta mais aos treinos este ano porque não tem calendário, já que terminou sua participação no Campeonato Carioca e a Copa Rio foi cancelada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário