quinta-feira, 16 de julho de 2020

Analfabetismo cresce pelo terceiro ano seguido na Bahia

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (15) constatou que, pelo terceiro ano seguido, o número de analfabetos no estado apresentou crescimento, atingindo aproximadamente 13% de baianos adultos que não sabem ler e escrever.

Dessa parcela da população baiana que não sabe ler e nem escrever, 89% tem 40 anos ou mais, enquanto 54,8% já são considerados idosos. A reportagem foi publicada pelo jornal Correio.

Em números concretos, a Bahia hoje passa de 1,5 milhão de pessoas analfabetas, apresentando um crescimento de 45 mil pessoas em relação ao primeiro resultado obtido em 2016, quando o estudo passou a ser realizado. Com isso, a Bahia fica longe de atingir a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) de erradicar o analfabetismo no Brasil até 2024.

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado (SEC) disse que a suspensão do programa Brasil Alfabetizado, feita pelo Governo Federal, impactou diretamente nos programas de alfabetização nos estados, já que houve corte de orçamento.

“Na Bahia era desenvolvido o Todos Pela Educação (TOPA), por meio de qual foram alfabetizados mais de 1,5 milhão de baianos e a descontinuidade do Brasil Alfabetizado implicou no corte de 100 milhões de reais de financiamento do Topa”, dizia a nota.

Nenhum comentário: