quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Itabuna entre os 82 municípios baianos mais vulneráveis aos danos causados pelas chuvas

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional acaba de divulgar o Mapeamento de Risco de Desastres em Itabuna, no qual classifica o município entre os 82 mais vulneráveis da Bahia à ocorrência de sinistros naturais. O documento, produzido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, foi entregue nesta quarta-feira, 19, ao prefeito Claudevane Moreira Leite, pelo coordenador municipal da Defesa Civil, José Roberto Avelino.

Segundo o prefeito de Itabuna, a partir do detalhado estudo será possível ao município apresentar projetos junto aos ministérios em Brasília para a prevenção e mitigação dos danos. “É um trabalho criterioso que mapeou todo o município e até apresenta o quantitativo de verbas necessárias à prevenção. Com o documento teremos condições de antever possíveis enchentes e catástrofes, com a possibilidade de remoção preventiva das famílias residentes nessas áreas de risco”, comentou Vane, lembrando que a prevenção facilitou o socorro aos desabrigados do bairro Maria Matos (Rua de Palha) nesta semana.

O prefeito ressaltou que desde o ano passado, os Ministérios da Integração Nacional e da Ciência e Tecnologia e Inovação tem sido parceiros da Prefeitura. “Além desse mapeamento, o município passou a contar com três pluviômetros que fornecem dados de chuvas e cheias com antecedência, através de mensagem eletrônica via celular para a Defesa Civil enviada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), vinculado à Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento (SEPED), do MCTI.”

Dentre as áreas consideradas de alto risco de desastres naturais, o coordenador da Defesa Civil citou as áreas ribeirinhas dos bairros Maria Matos (Rua de Palha), Nova Ferradas, Ferradas, Lomanto Júnior, São Roque, Antique, Vila Zara e Vila da Paz. Também faz parte deste grupo os bairros localizados em áreas de encostas propensas a deslizamentos de terras, a exemplo do Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Zizo, Monte Cristo e a localidade chamada de baixa fria do Fonseca.

Nenhum comentário: