Uma epidemia sem cotrole. Essa é a sensação para quem observa os números de casos notificados de dengue até o último dia 11 deste mês de julho. A média de notificação é de um para cada quatro ocorrências.
Já circula no município, há algum tempo, o virus Den 4, causador da dengue tipo 4. Não se trata de apenas mais um tipo dessa doença. No caso de Itabuna, assim como na maioria dos locais onde aparece, esse tipo é mais temido justamente porque nosso organismo ainda não tem defesas naturais contra o vírus.
O vírus Den 4 já foi isolado em bairros como Sarinha Alcântara, Nova Ferradas, Maria Pinheiro, Jaçanã e outros. “Todos estamos suscetíveis a essa nova forma da dengue, porque não temos defesas naturais em nosso sistema imunológico contra esse vírus. Tememos, sim, uma epidemia em 2013, e por isso estamos diversificando as formas de combate”, avalia coordenadora Márcia Souza.
As ações de combate parecem não dar resultado, pois enquanto alguns fazem sua parte, muitos não seguem as recomendações. “Além de continuar combatendo os focos, estamos propondo ações educativas mais ousadas, usando o poder de convencimento das crianças, inclusive com jogos interativos e educativos”, afirma a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Itabuna, Márcia Falcão Souza.Radar Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário