Em 1998, a Volkswagen prestou uma homenagem ao Fusca ao lançar um
veículo inspirado em suas linhas. Mas o modelo, chamado de New Beetle,
não tinha a mesma filosofia do original, chamado de carro do povo. Ele
não vendeu tanto quanto o seu antecessor, pois era um produto de nicho, mas fez muito sucesso em todo o mundo.
Agora,
no momento em que comemora 20 milhões de veículos produzidos no Brasil -
sendo que 3 milhões foram exportados -, a marca alemã começa a comercializar
a nova geração do New Beetle no País. A primeira novidade para nós é
que o veículo será chamado de Fusca, apelido do então Volkswagen Sedan,
que só foi oficializado como o nome do produto em 1983.
O novo veículo é mais arrojado que seu antecessor, e
a Volks afirma que a ideia era retomar às raízes e uma prioridade foi o
dinamismo acentuado das proporções do carro. De acordo com a marca,
se alguém colocar o primeiro e o novo Fusca juntos num mesmo local e
iluminar suas linhas de teto, observando suas silhuetas, verá linhas
quase idênticas na parte traseira.
Uma comparação com o New
Beetle 1998 mostra que nada ficou igual: “O Fusca se caracteriza agora
por uma esportividade limpa, autoconfiante e dominadora. O carro não
apenas tem um perfil mais baixo – também é substancialmente mais largo, o
capô dianteiro é mais longo e o para-brisa foi mais para trás. Tudo
isso cria um novo dinamismo”, explica Klaus Bischoff, chefe de design da
Volkswagen.
O aumento no comprimento permitiu que o teto fosse
mais estendido, o para-brisa fosse deslocado para trás e a seção
dianteira pudesse seguir o contorno do Fusca original.
O novo ponto chave é a coluna C. Paralelamente, a equipe de desenvolvimento
aumentou as bitolas e a distância entre-eixos do carro. Essas medidas
dão ao novo Fusca uma aparência mais robusta. Até o porta-malas ficou
maior, ele acomoda até 310 litros, contra 214 do New Beetle.
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