A Associação Brasileira de Lojistas
de Shopping (Alshop) divulgou nesta quarta-feira um crescimento de 6%
nas vendas de Natal em comparação com o mesmo período do ano passado.
Foram consultadas 150 empresas de varejo associadas à entidade. No
total, essas empresas representam 6,4 mil lojas distribuídas em todo o
Brasil. Em 2011, o crescimento foi de 7% em relação ao Natal de 2010.
Segundo
a pesquisa, o setor que apresentou melhor desempenho foi o de
perfumaria e cosméticos, com vendas até 14% maiores do que no Natal em
2011. No ano, a projeção de crescimento do setor é de 16%.
Outro
setor que teve desempenho semelhante foi o de óculos, bijuterias e
acessórios, também com 14%. A previsão para o ano é de 13%. As vendas de
jóias e relógios também apresentaram crescimento de 13% no Natal.
Calçados (8%), brinquedos (7%) eletroeletrônicos e eletrodomésticos
(6%), além vestuário (5%) foram outros setores que apresentaram os
melhores resultados.
De acordo com Nabil Sahyoun,
presidente da Alshop, das 151,2 mil vagas de emprego temporárias
abertas, cerca de 38 mil devem se tornar efetivas. "Para o próximo ano
estamos esperando um crescimento de 12% nas vendas e, por isso, novos
empregos deverão ser gerados. Estamos trabalhando com a expectativa do
governo, de um crescimento de 3,5% no Produto Interno Bruto", diz.
Segundo
Sayon, o perfil do consumidor atual mostra que ele não é fiel à marca,
mas sim "à qualidade e ao preço". "Temos hoje um consumidor mais
consciente, que briga mais pelo preço e por juros menores. O consumidor
está mudando, mais preocupado em não fazer dívida, mas garantido uma
elasticidade para o pagamento", disse.
Entre os
meios de pagamento adotados pelo brasileiro, 65% efetuaram as compras
com cartões de crédito e débito, 15% com cartão próprio ou carnês de
lojas, 10% com cheques e 10% em dinheiro. A Alshop informou que este ano
foram inaugurados 33 novos shoppings no Brasil. O faturamento do setor
em 2012 deve girar em torno de R$ 123,1 bilhões.
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