quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vendas de Natal nos shoppings crescem 6% em 2012

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) divulgou nesta quarta-feira um crescimento de 6% nas vendas de Natal em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram consultadas 150 empresas de varejo associadas à entidade. No total, essas empresas representam 6,4 mil lojas distribuídas em todo o Brasil. Em 2011, o crescimento foi de 7% em relação ao Natal de 2010.

Segundo a pesquisa, o setor que apresentou melhor desempenho foi o de perfumaria e cosméticos, com vendas até 14% maiores do que no Natal em 2011. No ano, a projeção de crescimento do setor é de 16%.

Outro setor que teve desempenho semelhante foi o de óculos, bijuterias e acessórios, também com 14%. A previsão para o ano é de 13%. As vendas de jóias e relógios também apresentaram crescimento de 13% no Natal. Calçados (8%), brinquedos (7%) eletroeletrônicos e eletrodomésticos (6%), além vestuário (5%) foram outros setores que apresentaram os melhores resultados.

De acordo com Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, das 151,2 mil vagas de emprego temporárias abertas, cerca de 38 mil devem se tornar efetivas. "Para o próximo ano estamos esperando um crescimento de 12% nas vendas e, por isso, novos empregos deverão ser gerados. Estamos trabalhando com a expectativa do governo, de um crescimento de 3,5% no Produto Interno Bruto", diz.

Segundo Sayon, o perfil do consumidor atual mostra que ele não é fiel à marca, mas sim "à qualidade e ao preço". "Temos hoje um consumidor mais consciente, que briga mais pelo preço e por juros menores. O consumidor está mudando, mais preocupado em não fazer dívida, mas garantido uma elasticidade para o pagamento", disse.

Entre os meios de pagamento adotados pelo brasileiro, 65% efetuaram as compras com cartões de crédito e débito, 15% com cartão próprio ou carnês de lojas, 10% com cheques e 10% em dinheiro. A Alshop informou que este ano foram inaugurados 33 novos shoppings no Brasil. O faturamento do setor em 2012 deve girar em torno de R$ 123,1 bilhões.

Nenhum comentário: