segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mulher mais rica da África faz oferta para comprar dona de 25,6% da Oi

Em uma ofensiva que surpreendeu o mercado, a angolana Isabel dos Santos fez uma oferta preliminar para a aquisição de ações da holding Portugal Telecom SGPS, empresa em processo de fusão com a Oi, num total de 1,2 bilhão de euros. A companhia portuguesa possui 25,6% da tele brasileira. Surgiram diversas hipóteses sobre o objetivo da mulher mais rica da África com o movimento.

Uma delas é de que a empresária quer aumentar seu poder de barganha em uma compra de fatia de 25% da Unitel, operadora de telefonia móvel em Angola, e ganhar tempo para o negócio. A participação da Oi na Unitel é detida por meio da holding Africatel, em que a brasileira possui 75%.

Entre os outros sócios está Isabel e a estatal Sonangol. O jornal “O Estado de S. Paulo” apurou que há hoje ao menos oito interessados nos ativos da Oi na África. Outra hipótese é que a empresária quer barrar a venda dos ativos portugueses da Oi.

No processo de fusão com a PT, a operadora brasileira incorporou a subsidiária PT Portugal, que reúne esses ativos. Com o objetivo de levantar recursos para o movimento de consolidação do mercado de telecomunicações, a Oi está vendendo a PT operacional.

A tele brasileira quer fazer uma oferta pela TIM com a Vivo e a Claro e, para isso, está tentando levantar recursos. A ação ocorre poucos dias depois de o grupo europeu Altice manifestar interesse nos ativos da empresa em Portugal por cerca de 7 bilhões de euros. Isabel é acionista da operadora portuguesa concorrente NOS, que pertence à holding Zopt. As negociações pelos ativos portugueses continuam e novas propostas ainda podem ser apresentadas.

Nenhum comentário: