sexta-feira, 6 de maio de 2016

Base Comunitária de Segurança do Calabar comemora cinco anos com inclusão social‏

Com direito a bolo, festa, música e parabéns, foram comemorados, nesta sexta-feira 6, os cinco anos da Base Comunitária de Segurança do Calabar, a primeira das 17 instaladas na Bahia.

O evento reuniu, além de moradores da localidade, policiais militares e parceiros dos projetos, homenageados pelo trabalho social ali realizado.

As comemorações aconteceram em frente à sede da base, e contou com a apresentação dos jovens da comunidade atendidos pelos projetos ‘Primeiro Som’ e ‘Luta Cidadã’, atendidos pela Base.

Também parte das comemorações, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, por meio da Sudesb, realizou a entrega de material esportivo para a base comunitária.

Dentro do programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado da Bahia, são realizadas ações de inclusão social, entre estas, o Projeto Luta Cidadã, que inclui a participação de crianças e adolescentes na prática do esporte.

Aulas de judô, karatê, jiu jitsu, muay thai e boxe são ministradas pelos próprios policiais militares, que veem o esporte como uma ferramenta para evitar o mundo das drogas.

“É fundamental que se utilize o esporte como ferramenta de inclusão social, priorizando as áreas de vulnerabilidade social, para que o esporte afaste os jovens e as crianças das drogas”, afirmou o secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, presente no evento.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão, desde a instalação da Base no Calabar, houve uma redução de 90% de redução nos crimes contra a vida no Calabar.

“Nas localidades onde essas ações sociais são desenvolvidas com maior intensidade, os índices de criminalidade e violência diminuíram consideravelmente”, observou o comandante.

Bases Comunitárias

As Bases Comunitárias de Segurança integram o Programa Estadual Pacto Pela Vida, que tem como objetivo diminuir os crimes contra a vida e contra o patrimônio e desenvolver ações sociais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos moradores destas localidades.

Implementadas pelo Governo do Estado desde 2011, as Bases estão instaladas em locais com alta vulnerabilidade social de Salvador e do interior.

Nenhum comentário: