sexta-feira, 6 de maio de 2016

Copa Internacional de Judô reúne oito seleções em Lauro de Freitas

Brasil, Japão, Rússia, Geórgia, Alemanha, Grã-Bretanha, Portugal e Itália, países potências mundiais no judô, vão disputar, de sexta-feira 6 a domingo 8, a Copa Internacional de Seleções de Judô, que acontece no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.     

Realizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o evento vai reunir os principais atletas da Classe Júnior (Sub 21) de cada seleção, apenas na categoria masculino.

Entrevista coletiva, realizada nesta quinta-feira 5, apresentou a competição e os principais atletas das delegações. As oito seleções estão distribuídas em uma chave, através de sorteio realizado hoje, dia 5.

Cada confronto terá sete lutas entre judocas das categorias ligeiro (60kg), meio-leve (66kg), leve (73kg), meio-médio (81kg), médio (90kg), meio-pesado (100kg) e pesado (+100kg).

Na sexta-feira (6), a partir das 17h, serão realizados os duelos da primeira fase, válida como quartas-de-final, que terá quatro confrontos. Os vencedores de cada confronto se enfrentam nas semifinais e os derrotados farão a repescagem, que acontecem no sábado (7), a partir das 9h. As duas disputas de bronze e a final acontecerão no domingo (8), também às 9h.

Os representantes do Brasil na Copa são os atletas Kainan Pires (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Lincoln Neves (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (81kg), André Humberto (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e João Marcos Silva (+100kg).

De acordo com o gestor das categorias de base da CBJ, Marcelo Theotônio, o evento é parte do projeto para as Olimpíadas de Tokyo, no Japão, que será realizada em 2020.

 “Esse intercâmbio com as maiores seleções de judô do mundo é de suma importância para esse nosso projeto. A competição será de alto nível, já que por se tratar de um ano olímpico, não foram realizados campeonatos mundiais de base. Teremos aqui os melhores atletas de suas seleções, disse Theotônio”.

Para o diretor de Marketing da CBJ, Maurício Santos, “dar o ponta pé inicial desse evento na Bahia é um reconhecimento e agradecimento ao apoio que o Estado tem dado ao judô brasileiro.”

Presente na coletiva, secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, afirmou que a construção do Centro Pan-Americano de Judô demonstra o apoio do governo a esse esporte. “Um evento internacional desse porte vai contribuir para criar o clima olímpico na Bahia”, reforçou.

Após a competição, os atletas estrangeiros, assim como os brasileiros, permanecem no CPJ para treinamento de campo, que acontece na segunda e terça feiras.

Nenhum comentário: