sexta-feira, 6 de maio de 2016

Presidente elogia atuação de servidores durante fechamento do cadastro eleitoral

O presidente da Corte Eleitoral baiana, desembargador Mário Alberto Simões Hirs, destacou, em sessão realizada na manhã desta quinta-feira (5/5), a atuação dos servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) durante a fase do fechamento do cadastro eleitoral. Na sessão, a corte aprovou por unanimidade a moção de congratulação proposta pelo desembargador, que determinou, ainda, a inclusão do elogio nos assentamentos funcionais dos servidores.

Por conta do alto fluxo de eleitores que compareceram à sede do Tribunal nesta quarta-feira (4/5), último dia antes do encerramento do cadastro, o atendimento precisou ser estendido até às 22 horas.

“Gostaria de parabenizar publicamente, como presidente e cidadão, a colaboração de todos os funcionários deste tribunal pelo atendimento prestado à população durante o período do alistamento eleitoral. No entender de todo o corpo do Tribunal, a ação foi um sucesso. Esses [servidores] são os verdadeiros heróis anônimos”, declarou o presidente.

Números expressivos

Foram atendidos, ontem (4/5), somente em Salvador, 5.425 pessoas, em geral eleitores que deixaram para procurar atendimento de última hora, a fim de fazer a regularização eleitoral e solicitar a emissão da primeira via do título ou a transferência de município.  Entre o dia 1º e 3 de maio, cartórios e demais postos da Justiça Eleitoral baiana atenderam  mais de 366 mil eleitores em todo o estado. Em Salvador, o número total de atendimentos no mesmo período foi de cerca de 49 mil.

Julgamento de processos

Após os agradecimentos, os juízes membros se debruçaram sobre as demandas judiciais previstas para o dia. Na sessão, foram julgados diversos processos de relatoria do juiz federal Carlos d’Ávila Teixeira, que encerra o seu biênio no dia 8 de maio, mas se despede na tarde desta quinta-feira (5/5), última sessão do mês de maio.

Dentre os casos apreciados, os recursos eleitorais número 222-25 e 544-16, que tratam de ações de investigação judicial eleitoral contra as coligações “Unidos Pela Vitória Do Povo”, do município baiano Formosa do Rio Preto e “Vamos construir o Mucuri que queremos”, respectivamente. Em ambos os casos, o magistrado negou provimento ao recurso. Os juízes membros também acompanharam o relator, votando, por unanimidade, rejeitando o recurso eleitoral.  

Nenhum comentário: