sexta-feira, 6 de maio de 2016

Secretaria de Justiça Social lança livro que registra construção e metodologia do programa Corra pro Abraço

Com o objetivo de registrar o processo de construção, conceito e metodologia do programa estadual de redução de danos, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, em parceria com a ong CRIA, lança o livro Corra pro Abraço: o encontro para o cuidado na rua. O evento acontece dia 18 de maio, às 14h, no Ministério Público Estadual, Av. Sete de Setembro, 308, Corredor da Vitória, Salvador. Na oportunidade, será apresentada a expansão do Corra pro Abraço, que passa de duas para oito cenas de uso de drogas no estado.

“É com enorme estima e reconhecimento do mérito que apresentamos a experiência e os resultados alcançados na primeira fase do Corra Pro Abraço, realizada pela nossa Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis, em parceria com o Centro de Referência Integral de Adolescentes, o CRIA”, diz o secretário de Justiça Social, Geraldo Reis.

Para o gestor, a publicação vem a fortalecer as tendências sinalizadas pela Política Nacional Sobre Drogas, apresentando ao Brasil uma experiência exitosa na área e servindo como referência e instrumento para sua multiplicação. “Estamos vivendo um momento que impõe avaliarmos racionalmente os efeitos da guerra às drogas, em especial para nossa juventude mais vulnerável. Outras alternativas se apresentam hoje como tendência mundial e incluem a redução de riscos e danos”, diz.

Expansão - O Corra Pro Abraço é uma política pública de atenção e cuidado às pessoas que se encontram em situação de uso abusivo ou nocivo de drogas, realizando também intervenções de sensibilização, mobilização e corresponsabilização dos diversos atores sociais. O programa foi iniciado em duas praças em Salvador, no Aquidabã e Comércio.

A expansão leva o programa para quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) na capital (Bairro da Paz, Beiru/Tancredo Neves, Nordeste de Amaralina e Subúrbio/Parque São Bartolomeu), para o Núcleo de Prisão em Flagrantes do Tribunal de Justiça, também em Salvador, e para os municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas.

O valor total do programa é de R$ 13.600.000,00 (treze milhões e seiscentos mil reais), oriundos do Fundo de Combate à Pobreza do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, com prazo de execução dos convênios de dois anos.

“O casamento fértil entre uma abordagem técnica, de cunho psicossocial, e a arte-educação, a partir de múltiplas linguagens, é o que vem garantindo, a meu ver, o sucesso deste programa. Espaços urbanos complexos, marcados pela violência e pela exclusão, estão sendo sistematicamente invadidos pela criatividade, pela dialogicidade, pelo afeto, pelo encontro”, diz a superintendente de Políticas sobre Drogas, Denise Tourinho.

Segundo ela, o livro é um esforço da equipe para sistematizar metodologicamente o que vem sendo realizado, “no intuito de compartilhar com o público tantas experiências ricas e inspiradoras acumuladas ao longo de dois anos e meio de Corra pro Abraço”.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento do livro Corra pro Abraço: o encontro para o cuidado na rua

Quando: 18 de maio, às 14h

Local: Ministério Público Estadual, Av. Sete de Setembro, 308, Corredor da Vitória, Salvador 

Nenhum comentário: