sábado, 1 de novembro de 2014

Dieta que calcula o açúcar dos alimentos ajuda a emagrecer

Há algumas semanas assisti a um documentário sobre açúcar e fiquei chocada. Então, decidi verificar a quantidade de açúcar que eu estava consumindo diariamente, uma vez que quase todos os alimentos possuem o ingrediente. Sou saudável e vegetariana, cuido da minha alimentação e me exercito quase todos os dias, mas brigo com a balança, como vocês bem sabem. Sim, preciso perder alguns quilinhos que não me pertencem e estou fazendo de tudo para isso.

E foi justamente com essa ideia em mente que resolvi procurar uma endocrinologista e nutricionista para me ajudarem nesta missão. Tive uma verdadeira aula com eles e constatei que o número de calorias que eu consumia não era suficiente para eu perder estes benditos quilinhos extras. Com a ajuda deles realizei todas as medidas: índice de massa corpórea (IMC), porcentagem de gordura, avaliação do metabolismo, medidas de quadril, barriga, peito, coxa, tudo o que você imaginar. Com esses dados em mãos, conseguimos chegar à quantidade de calorias que devo consumir. E para inspirar vocês, compartilho a seguir algumas dicas desta dieta que vou começar a fazer.

Tudo é baseado numa tabela de classificação dos alimentos a partir do índice glicêmico dos alimentos. Claro, aproveitei a aula com a nutricionista Letícia Okamoto para conversar sobre o açúcar, este vilão que está presente em quase tudo o que ingerimos.

Em que se baseia a dieta que calcula o índice glicêmico dos alimentos? Ela surgiu no Canadá há mais ou menos 10 anos, quando vários diabéticos não sabiam o que comer. Por exemplo, na dieta dos pontos, a pessoa pode comer 500 pontos e, às vezes, a pessoa ingeria um brigadeiro que equivalia a 10 pontos. Isso acabava aumentando a glicemia.

Os cientistas, então, começaram a medir a quantidade de açúcar que havia em cada alimento e se ele era absorvido de forma rápida ou lenta pelas células.

Maçã, pera, uva verde, pêssego, morango, cereja, ameixa e limão são exemplos de frutas com baixo índice glicêmico. Já kiwi, mamão papaia, laranja, uva rosada e mexerica apresentam médio índice glicêmico. Mas se você curte frutas como banana, abacaxi, manga, caqui, abacate e açaí, cuidado! Elas apresentam alto índice glicêmico. Eu, por exemplo, consumia de 5 a 6 frutas de alto índice glicêmico. Mudança radical: duas frutas por dia, de preferência de baixo índice glicêmico, já!

Nenhum comentário: