segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Ambev apoia consumo responsável e cria ação para o Carnaval de Salvador

A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há quase 12 anos, com o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores, promover a segurança viária e incentivar o consumo moderado. Para difundir essas práticas, a companhia criou um curso com a chancela da Fundação Getúlio Vargas para capacitar garçons e atendentes em todo o país, além de vendedores de bebidas em megaeventos, como Carnaval e Copa do Mundo.

No ano passado, mais de 170 mil pessoas foram treinadas. “Essa é uma marca histórica para a Ambev. Em 2015, nossa intenção é manter o ritmo de treinamentos”, afirma José Roberto Brandi, gerente de relações corporativas da Ambev.

Carnaval 
Neste ano, a Ambev vai treinar aproximadamente 500 pessoas que vão trabalhar no Carnaval. O curso inclui a história e cultura da cerveja; a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado; a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos; dicas de como falar com os jovens e os perigos do consumo excessivo.


Convite de responsa
No Carnaval, o programa ainda ganha mais uma ação, o 'Convite de Responsa'. A Ambev entrega cortesias de camarotes e blocos apoiados por ela em troca de doações que financiarão projetos de conscientização sobre o consumo responsável com jovens. O valor arrecadado é repassado diretamente para instituições parceiras que trabalham com o Projeto Jovens de Responsa da Ambev, voltado à conscientização de jovens menores de idade sobre a bebida alcoólica.

Na capital baiana, a ONG escolhida é a Cipó, que, no ano passado, recebeu R$120 mil em doações. Os recursos foram investidos na ampliação de ações como o Cine de Responsa e na produção de um documentário sobre o consumo responsável. “Para a Ambev já é um orgulho imenso participar do Carnaval de Salvador há tantos anos. Somar isso ao incentivo que damos a ONGs como a Cipó, que atuam junto aos jovens disseminando a importância do consumo responsável, nos aproxima ainda mais de nosso sonho de ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor”, declara o diretor regional da Ambev, Cassiano de Stefano.

A Ambev e o consumo responsável
A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há  quase 12 anos. Norteadas pelas premissas da OMS, as ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.

Atualmente, além dos treinamentos dos profissionais envolvidos com venda de cerveja, a companhia possui  iniciativas como o Jovens de Responsa, Supermercado de Responsa e Papo em Família.

O Jovens de Responsa começou em 2010 e hoje reúne 28 ONGs de cinco estados brasileiros. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber. Por meio do Jovens de Responsa, a empresa tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.

O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país.

Já o Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Mauricio de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem e pela da Turma da Tina.  Somente em 2014, 108 mil cartilhas foram distribuídas. Os materiais do projeto estão disponíveis napágina da Ambev no Youtube e no site da companhia.​

Sobre a Ambev
Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo, unindo as pessoas, por um Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Nenhum comentário: