segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Geladeira antiga pode dar prejuízo de até R$ 50 na conta de luz

O eletrodoméstico indispensável das donas de casa é também o principal vilão quando o assunto é conta de luz. Depois do chuveiro elétrico, a geladeira é o segundo item que mais consome energia em uma residência, pois fica ligado durante o dia todo. Um refrigerador é responsável por cerca de 22% do total da conta de luz, segundo dados da Eletrobrás. Mas este percentual pode chegar a 70%, caso o aparelho não esteja em bom estado.

Comparando uma geladeira em péssimas condições com uma nova, a economia pode ser mais que R$ 50 por mês. O coordenador do Laboratório de Eficiência Energética da Ufba, o professor Caiuby Costa, explica que o consumo de um equipamento depende da sua potência e do tempo de uso.

No caso do refrigerador, além dele ficar ligado 24 horas, o seu estado de conservação também influencia. Dentre os problemas que elevam consideravelmente o valor na conta de luz, está a perda de isolamento térmico da porta. “Com o passar do tempo, a borracha se desgasta, permitindo que o ar quente externo entre. Isso faz com que o motor tenha que trabalhar mais para poder manter a baixa temperatura no interior da geladeira, necessitando de mais energia”, informa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para que as geladeiras economizem energia a Lula deveria proibir a fabricação da elétrodomesticos modernos. Obrigar as fabricantes de eletrodomésticos serem obrigadas a refazerem os elétrodomesticos antigos descatados em ferro-velhos. E também destruir os eletrodomesticos modernos pois essa tecnologia contém muitos asfixiantes e pesam na geladeira.