segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Educação caminha junto com as políticas públicas do governo


A redução do analfabetismo, o aumento do número de jovens mais preparados para o mundo do trabalho e o acesso à educação para a população do campo mostram que o governo da Bahia colocou a educação no foco das atenções das políticas públicas nos últimos quatro anos.

Com o movimento Todos pela Escola, a Secretaria da Educação vem unindo esforços com a sociedade para garantir uma escola pública gratuita e de qualidade. Pela primeira vez, a estratégia, o planejamento e a gestão da educação passaram a ser construídos com a participação de professores, estudantes, pais e comunidade. Mas os avanços não param por aí. Foram ampliados os investimentos em infraestrutura, visando não só democratizar o acesso à educação, como também tornar as escolas da rede espaços agradáveis, onde os alunos sintam vontade de permanecer. Também foi desenvolvida uma política de valorização e formação dos profissionais da educação, além de reorientar o currículo da educação básica para melhor cumprir suas finalidades.

Os resultados dessas ações se tornaram visíveis em toda a rede de ensino. Nos indicadores do Ideb de 2009, a Bahia alcançou, antecipadamente, as metas de qualidade estabelecidas pelo Ministério da Educação para 2011 e 2013. Por meio do programa Todos pela Alfabetização (Topa), o estado se tornou líder na alfabetização. O Plano Estadual de Educação Profissional e o Plano de Formação de Professores também são referência no país.

Nenhum comentário: