terça-feira, 28 de dezembro de 2010

INSS envia carta para informar segurados sobre aposentadoria


Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que completarão em janeiro a idade para solicitar a aposentadoria começam a receber a partir desta semana uma carta-aviso com informações sobre como requerer o benefício, caso tenha interesse. De acordo com o INSS, estão sendo enviadas 1.560 correspondências - 946 mulheres e 614 homens. A solicitação pode ser feita a partir da data do aniversário.

As cartas são enviadas mensalmente a homens com 65 anos de idade e a mulheres com 60 anos. Em ambos os casos é necessário que se tenha, no mínimo, 180 contribuições. Só recebem o documento os que possuem dados cadastrais atualizados no INSS, inclusive o endereço para correspondência.

Além dos dados pessoais do destinatário, a carta-aviso traz ainda a estimativa da renda mensal da aposentadoria por idade, com base no histórico de contribuições constante no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).Para proteger os segurados contra fraudes, a carta contém um código de segurança. A pessoa que receber o aviso e tiver dúvidas sobre a veracidade do documento, pode confirmar sua autenticidade ligando para a Central 135 ou acessando o site da Previdência

Nenhum comentário: