quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Serasa: inadimplência das empresas cresce 10,5% em novembro


A inadimplência de pessoas jurídicas cresceu 10,5% em novembro na comparação com o mês anterior, maior avanço mensal desde março, informou a Serasa Experian nesta quarta-feira. Comparado ao mesmo mês de 2009, houve queda de 2,4%.

No acumulado do ano até novembro, também houve decréscimo na inadimplência das empresas, de 5,9% sobre o ano anterior, de acordo com o levantamento da entidade.

Os títulos protestados subiram 16,3% no período analisado e representaram a maior contribuição para o crescimento do índice (6,5 pontos percentuais), seguidos pelos cheques devolvidos por falta de fundos (aumento de 14,9% e contribuição de 5,2 pontos).

Já os pagamentos não honrados junto a bancos tiveram queda de 4,8% em novembro sobre outubro, contribuindo com 1,2 ponto percentual na composição do indicador da Serasa.

As empresas de grande porte foram as que mais desonraram o pagamento de dívidas entre outubro e novembro, com aumento de 18,5% da inadimplência nesse intervalo. Médias e pequenas empresas vieram em seguida, respectivamente, com elevações de 13,4% e 10,2%.

Nenhum comentário: