Em conversa com alguns jogadores e árbitros de futebol de Itabuna, aqueles que sempre atuaram no Campeonato Interbeirros de Futebol em edições anteriores, que é promovido pala Secretaria de Esportes Recreação e Cidadania (Serc), pude perceber o receio esboçado pela grande maioria em participar desta edição.Armas de fogo - O grande motivo é o aumento do índice de violência na cidade e, em especial, nos bairros mais periféricos, onde se observa o grande número de ocorrências de homicídios e apreensões de armas, em muitos casos, nas mão de jovens adolescentes. Outro motivo preocupante é a venda de bebidas alcoólicas na beira de campo e em redor dele, nos diversos bares existentes, bem como por parte dos vendedores ambulantes. Um detalhe dentro da competição que sempre chamou a nossa atenção, se evidencia quando passa a fase inicial do campeonato e as equipes têm que deixar o seu mando de campo para atuar em outras praças. O medo do surgimento de brigas, sempre motivadas pela rivalidade em campo e fora dele, o que é sempre agravado pela existência do "domínio territorial" de alguns elementos envolvidos com o tráfico de drogas ou gang locais, vem desestimulando e desencorajando alguns jogadores (tradicionais até) em participar do evento.
Não só os jogadores mas, principalmente os árbitros de futebol que irão atuar estão questionando o momento de violência vivido por Itabuna. A Associação dos Árbitros de Futebol de Itabuna (AAFI) tem tomado todos os cuidados nesse ponto e orientado os árbitros para que tenham a máxima atenção durante suas atuações. Na próxima sexta-feira (7), o presidente da entidade, Edilson Teles (foto), estará passando as orientações básicas de atuação e confeccionando a escala dos árbitros que já atuarão no próximo domingo,(9).
Será preciso que os organizadores atentem para a questão da segurança nos campos de futebol, o que poderá evitar acontecimentos indesejáveis durante a competição. Que o espírito esportivo seja preservado.
Como o evento é político, os responsáveis certamente não descuidarão desse item tão importante que é a segurança.
(FONTE: Blog Notícias Grapiuna)
Um comentário:
Os árbitros estão cobertos de razão, sem segurança não tem como realizar uma partida do Interbairros.
Postar um comentário