
Nos últimos dois dias, uma circulação de vento que avança pelo Nordeste causou grande quantidade de chuva na região. Em diversas cidades, foi registrada chuva acima da média. Segundo a Climatempo, este tipo de sistema é bastante comum na costa leste do Nordeste entre os meses de maio e julho, mas não em agosto. Apenas os Estados da Bahia e Maranhão ainda não sofreram os efeitos desse fenômeno.
Um grande volume de chuva foi observado nas últimas 24 horas no Rio Grande do Norte. Em muitas áreas do Estado, choveu mais do que a média normal para o mês de agosto. Segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre 9h de terça-feira e 9h de hoje, a região de Ceará Mirim teve 100,8 mm de chuva. A média de precipitação na região em agosto é de 80 mm. Em Natal choveu quase 73 mm. O total de chuva acumulado em agosto está agora em 221 mm, 56% acima da média.
No interior potiguar, onde agosto costuma ser um mês com sol forte, a chuva de ontem para hoje também foi muito volumosa. Em Florânia choveu 27 mm, sendo que a média é de 13 mm. Em Apodi choveu 56 mm, quase seis vezes mais do que o normal para esta época. A média de chuva na região, em agosto, não chega a 10 mm.
Na Paraíba, a chuva causou alagamentos em Campina Grande, a segunda maior cidade do Estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre madrugada de ontem e o começo da manhã desta quarta-feira choveu de 47 a 52 mm na cidade. A média para agosto é de 58 mm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário