quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Limpeza de canais vai ajudar no combate à dengue em Itabuna


O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Fernando Vita, considerou positiva a reunião com representantes das Secretarias Municipal da Saúde e da Assistência Social, da 7ª Diretoria Regional da Saúde e do Departamento de Infraestrutura de Transportes do Estado da Bahia (Derba), para discutir a limpeza de 16 quilômetros de canais e ribeirões que cortam a malha urbana de Itabuna. A medida, que integra a estratégia de combate à dengue no município, vai utilizar duas escavadeiras hidráulicas de grande porte, uma retroescavadeira, uma pá mecânica e mais dez caminhões basculantes, além da mobilização de homens da Prefeitura e tropas do Exército.

Segundo o titular da Sedur, a união de esforços entre a Prefeitura e o Estado para a disponibilização de equipamentos da frota do Derba será decisiva na ampliação da luta contra a dengue. A previsão é de que trabalho de limpeza seja concluído em três meses, a depender das chuvas que ocorrem neste período do ano. “Vamos atuar em todos os canais e ribeirões da cidade”, assegura Vita.

O diretor de Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, acrescenta que a limpeza de canais não só vai fortalecer o esforço de combate à dengue, que é uma prioridade para o governo municipal, como também vai servir para o controle da leptospirose, doença transmitida por ratos. Florentino igualmente destaca a importância do envolvimento da população, que não deve jogar lixo em locais impróprios, a exemplo das margens dos canais e do próprio Rio Cachoeira.

Nenhum comentário: