domingo, 13 de setembro de 2009

Mantega diz que Lula tinha razão sobre marolinha


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha razão sobre as proporções da crise sobre a economia brasileira. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada neste domingo, Mantega disse que "a crise bateu nos portos brasileiros mais como marolinha".

Mantega disse que Lula sabia que o Brasil estava em "condições mais sólidas" para encarar a crise. O ministro da Fazenda elogiou a atuação do Banco Central (BC) até momento e citou a agilidade das medidas tomadas. Em relação à taxa básica de juros do País, decidida pelo BC, Mantega afirmou que não vê motivo para aumentos em 2010. O ministro disse que "em algum momento no futuro", talvez não até o final do governo Lula, o Brasil terá uma taxa de juros real (descontada a inflação) não maior que 2% ou 3%.

De acordo com o ministro, o governo estuda medidas que estimulem a competitividade brasileira no pós-crise, entre elas a redução de custos na folha de pagamento. Mantega disse que o governo não irá retomar o recolhimento do compulsório (percentual repassado pelos bancos ao governo de todos os depósitos feitos pelos clientes) em níveis anteriores à crise.

Nenhum comentário: