segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Na reta final do Brasileirão, matemática prova que só os mais fortes sobrevivem


A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro serviu para separar de vez os "homens" dos "meninos". Tanto na parte de cima quanto na parte de baixo da tabela, a disputa ficou muito mais restrita. Não há mais tempo para os "cavalos paraguaios" na classificação. Na briga pelo título e por uma vaga na Libertadores da América em 2010, os números indicam que são cinco times para quatro vagas. Um vai sobrar. O Palmeiras, mais líder do que nunca, ampliou suas chances de título para 62% e tem 97% de possibilidades de se classificar para a competição sul-americana. Goiás, São Paulo, Internacional e Atlético-MG vem logo atrás torcendo por um tropeço do time do Palestra Itália para ainda sonharem com a liderança. Grêmio e Vitória estão praticamente fora da disputa.

Para o matemático Tristão Garcia, os resultados das últimas duas rodadas consagraram, enfim, o Palmeiras como um líder forte. Para ser campeão bastaria manter uma média de dois pontos por jogo.

Chances de título

1º Palmeiras 62%
2º Goiás 13%
3º São Paulo 11%
4º Internacional 7%
5º Atlético-MG 5%
6º Grêmio, Vitória 1%

Percebe-se o fortalecimento do "G-5" justamente na análise da disputa pelas vagas na Libertadores. Enquanto o Palmeiras parece ter garantido já o seu lugar, o Grêmio, sexto colocado, viu seus concorrentes se distanciarem bastante. Enquanto esmeraldinos (71%), tricolores (70%), colorados (60%) e alvinegros (50) duelam entre si com chances muito parecidas, os gremistas vêem suas possibilidades diminuírem para 19%.

Chances de vaga na Libertadores


Palmeiras 97%
Goiás 71%
São Paulo 70%
Internacional 60%
Atlético-MG 50%
Grêmio 19%
Vitória 14%
Avaí 6%
Flamengo 5%
Cruzeiro 4%
Barueri 2%
Santos 2%

Nenhum comentário: