
Assalto, homicídio e latrocínio. Bandidos em fuga. Iniciada a perseguição policial, não existe sinal vermelho, radar ou lombada eletrônica. Os agentes pisam fundo e o ponteiro do velocímetro ultrapassa o limite permitido pela lei. Entretanto, as multas e os pontos nas carteiras de habilitação perdidos pelas infrações de trânsito praticadas durante o trabalho de combate ao crime estão sendo colocadas sob responsabilidade dos policiais civis.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Carlos Lima, informou que há 90 dias essa vem sendo a rotina nas unidades policiais de Salvador e região metropolitana. “Cada delegacia recebeu uma média de 50 multas nos últimos três meses. Os policiais estão recebendo notificações da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador) para se responsabilizar pelo pagamento das multas'.
Entretanto, aponta Lima, as multas devem ser direcionadas para a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Por isso, segundo o sindicalista, até agora nenhum policial pagou nem assinou nenhuma notificação enviada pelo órgão municipal.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que o código brasileiro não excetua nenhum tipo de veículo. Todo condutor que cometer infração será autuado. Ocorre que, caso o policial ou bombeiro comprove que estava em situação de urgência ou emergência, a multa poderá ser cancelada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário