terça-feira, 6 de outubro de 2009

SEC lança mais uma iniciativa para promover a paz na escola


Com a realização do I Encontro do Projeto Educação para a Paz de Uma Sociedade Organizada, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna está implementando mais uma iniciativa para eliminar situações de violência do ambiente escolar, da comunidade e da família. O lançamento do projeto aconteceu neste início de outubro, na Escola Flávio Simões, do bairro da Califórnia, com a participação de pais de alunos, professores, estudantes, técnicos da SEC, representantes da comunidade, além do secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário, do coordenador do escritório local do Ministério Público (MP), Clodoaldo Anunciação, e representantes da Polícia Militar.

Na abertura do Encontro, a assessora da Integração Escola-Comunidade, professora Maria da Paz Gonçalves, destacou que o Projeto Educação para a Paz foi desenvolvido pelo Departamento de Educação Básica dentro da proposta do Pacto Municipal Contra a Violência. Ela chamou atenção para a necessidade da união de esforços na promoção diálogo, do respeito e da solidariedade na convivência humana, bem como a importância de se trabalharmos a perspectiva por uma melhor qualidade de vida.

A educadora lembrou que a pretensão da SEC é sensibilizar a comunidade escolar a promover ações que cooperem efetivamente para uma educação de paz, procurando minimizar os diversos fatores que contribuem para a violência. Convidado a proferir a palestra inaugural do Projeto, o promotor de Justiça Cloadoaldo da Anunciação abordou a responsabilidade individual e coletiva de pais, estudantes, educadores e do governo na construção de uma escola de qualidade, que possa assegurar o sucesso no processo ensino-aprendizagem, bem como a responsabilidade da sociedade civil organizada de acompanhar e cobrar melhorias para a educação pública.

Nenhum comentário: