sábado, 28 de novembro de 2009

Prefeitura e Emasa eliminam focos de dengue em Itabuna



Equipes do Combate à Dengue, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e da Emasa, iniciaram nesta sexta, 27, a eliminação de um foco do mosquito da dengue em uma oficina desativada nas imediações da rua Juca Leão,  próximo ao Grapiúna Tênis Clube. O trabalho mobiliza, segundo o engenheiro Marcos Habib, diretor-técnico da Emasa, uma retroescavadeira, duas bombas do tipo K-500 e equipes de desobstrução de esgotos, além de agentes de endemias da Secretaria da Saúde, que atuam na linha de frente do combate à dengue.

Habib explica ainda que o trabalho realizado agora no canal do Lavapés, onde foi detectado um grande foco do mosquito Aedes aegypti, faz parte da estratégia de eliminação das áreas de risco. Além da desobstrução do canal, as equipes também trabalham para desentupir uma manilha e uma caixa de passagem, que estava sem tampa, que teria sido possivelmente roubada, funcionando como locais de reprodução do mosquito.

 O engenheiro acredita que as ações realizadas em caráter emergencial deverão estar concluídas até domingo e fazem parte de um amplo programa de intervenções que vêm sendo promovidas conjuntamente pela Emasa e pela Prefeitura Municipal em diversos bairros da periferia da cidade.

Hoje, Itabuna está mais uma vez em estado de emergência contra a dengue devido ao índice de 10,9%, apontado no último Levantamento de Índices Rápidos de Aedes aegypti (Liraa). O prefeito Capitão Azevedo (DEM) sancionou o decreto e convocou a Defesa Civil para ajudar nas estratégias de controle do mosquito transmissor.

Nenhum comentário: