O Planejamento Interinstitucional proposto pelo Ministério Público para a área da educação executado em Ilhéus em parceria com o governo municipal, poder legislativo, colegiados de controle social e instituições afins, realizou nova visita à escola da rede na manhã desta terça-feira (30). A ação integra uma das estratégias de fiscalização da gestão das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com ênfase nos 40% destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino.
Desta vez, a comitiva, coordenada pela promotora pública Karina Cherubini e formada por representantes dos conselhos municipais de Educação, Transporte, Alimentação Escolar, Saúde, Polícia Militar, Bombeiros, Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-Ba), entre outros órgãos, teve como foco a Escola Municipal do Salobrinho e seus três prédios anexos. Juntas, as quatro unidades contam com 1.063 alunos, distribuídos nos três turnos, incluindo o programa de Educação para Jovens e Adultos (Eja).
Munidos de questionários de fiscalização, os representantes de cada entidade realizaram pesquisas com funcionários e vistorias nas salas, incluindo verificação das instalações elétricas e hidráulicas, cantinas, entre outros itens. Após as visitas, as entidades que integram a comissão finalizaram os relatórios, que serão encaminhados ao MP. Assim, como nas outras unidades toda a parte física, a exemplo de salas, banheiros, cantina, áreas de convivência, auditórios, entre outros espaços foram vistoriados.
A promotora Karina Cherubini explicou que, após a compilação dos dados dos relatórios, os diretores das escolas são convidados a participar de audiência junto à promotoria de justiça para debater o resultado dos relatórios e estipular prazos para promover as melhorias necessárias. A visita foi acompanhada pela diretora da escola Municipal do Salobrinho, Maria das Graças Fernandes da Silva, que avaliou de maneira positiva a iniciativa. “Esperamos que essa ação possa resultar na criação de um projeto que vise a construção de uma unidade que integre os alunos dos três prédios anexos”, sugeriu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário