terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ilhéus desenvolve projeto direcionado à saúde do homem


O Departamento Atenção Básica da Secretaria da Saúde, através do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf), Centro Sul, está desenvolvendo em Ilhéus o Projeto Saúde do Homem. Um dos desdobramentos deste projeto e pioneiro nesta área é o Projeto Saúde do Homem na Construção Civil. Por meio dessa parceria com uma empresa de construção civil, a Construtora Gráfico, localizada na praia do Sul em Ilhéus, está sendo proporcionado a cerca de 300 homens, funcionários da empresa, o acesso às atividades do projeto.

Os participantes são moradores dos bairros Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II e Nelson Costa. As atividades tiveram início dia 17 agosto, com sessões teóricas e práticas de ginástica laboral, ministradas pela educadora física Ednagila Pinheiro e pela fisioterapeuta Mariana Sepúlvida. Ainda estão programadas atividades sobre Prevenção do Câncer de Próstata, no dia 22 de setembro, com Dr. Edmundo Patury, e nos próximos meses avaliação clínica para todos participantes, com verificação de pressão arterial e glicemia capilar, com encaminhamentos a unidade de saúde e agendamento fixo de consulta, além da avaliação nutricional.

Objetivando expandir o projeto Saúde do Homem a outras localidades, o bairro do Basílio iniciará suas atividades nesta quarta-feira 31 de agosto, na unidade de PSF (Posto de Saúde da Família) do bairro das 8 às 16 horas. A manhã iniciará com a prática de ginástica laboral, com Ednagila Pinheiro. Haverá ainda palestras educativas sobre prevenção de câncer de próstata, com Dr. Antônio Lacrose, e cuidados com os dentes, Dr. Marcelo Mascarenhas. À tarde, haverá as palestras cuidados nutricionais, com a nutricionista Marjorie Bittercourt, o papel do homem, com a psicóloga Terezinha Zélia, e a segunda parte sobre cuidados com os dentes, com a dentista Eulinda Magnavita.

Nenhum comentário: