quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Anvisa decide se proíbe uso de emagrecedores no Brasil


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve tomar nesta quarta-feira (31) uma decisão sobre a polêmica proibição do uso de remédios para emagrecer que atuam no sistema nervoso central (sibutramina e os derivados de anfetamina). Uma reunião de diretores da agência para tratar do assunto acontece hoje.

Existem indicações de que a sibutramina, a mais famosa entre os remédios ameaçados, deve ser mantida no mercado, mas com restrições. Em relatório apresentado na semana passada para membros da Cateme (Câmara Técnica de Medicamentos) da Anvisa, técnicos da agência indicaram a decisão de indicar a proibição apenas das drogas dietilpropiona, femproporex e mazindol.

O documento propõe que a sibutramina continue no mercado, desde que sejam respeitadas algumas condições: a droga não pode ser prescrita por um período superior a 60 dias, o paciente tem de ter IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 30 e ele também terá de assinar um documento em que confirma estar ciente de todos os riscos.

Nenhum comentário: