Técnicos da Controladoria Geral da União devem concluir na sexta-feira a primeira etapa de fiscalização na Prefeitura de Itabuna. Nesta fase, recolhem e analisam documentos, conversam com autoridades e entrevistam moradores.
Eles também visitam obras realizadas com recursos do governo federal. Como Itabuna tem mais de 200 mil habitantes, os processos analisados serão apenas os ligados às secretarias de Comércio, Agricultura, Cultura e Assistência Social.
Com isso, áreas com maior número de denúncias de desvio de dinheiro público, como a Saúde, não serão fiscalizadas. Os técnicos da CGU só fiscalizam áreas como Saúde e Educação nos municípios como menos de 100 mil habitantes.
A expectativa em Itabuna é de que inúmeras irregularidades sejam encontradas no programa Bolsa Família. A fiscalização está ocorrendo principalmente nas contas referentes aos 4 anos em que o município foi administrado por Fernando Gomes.
A fiscalização inclui os oito primeiros meses deste ano, já na gestão de José Azevedo. Na Bahia, além de Itabuna, estão sendo fiscalizadas as prefeituras de Antônio Gonçalves, Potiraguá, Igrapiúna e Fátima.
Os relatórios com possíveis irregularidades devem ser divulgados no prazo de 90 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário