quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cientistas apresentam vacina que reduz contágio da AIDS em 31%


Um grupo de cientistas dos Estados Unidos e Tailândia apresentou nesta quinta em Bangcoc uma vacina que reduz o risco de contágio da AIDS em 31,2%, depois de realizar testes em 16 mil voluntários. Esta é provavelmente a primeira vez que é possível frear a doença com este tipo de remédio.

"Estes resultados indicam que a consecução de uma vacina para frear a AIDS eficaz e segura é possível", destacou o coronel Nelson Michael, diretor da divisão de Retrovirologia do Instituto de Pesquisa do Exército Walter Reed dos Estados Unidos.

O resultado se anunciou na capital tailandesa por membros do grupo que colabora na pesquisa: o Exército dos EUA, o Ministério da Saúde da Tailândia, o Instituto Fauci, Sanofi-Pasteur e o Global Solutions for Infectious Diseases.

O doutor Anthony Fauci disse que ainda não é momento de euforia, mas "não existe qualquer dúvida que é um resultado muito importante", após 20 anos sem avanços.

A vacina em testes é conhecida como RV 144 e mistura duas fórmulas genéticas que não tinham funcionado antes com humanos. Nesta ocasião, ela protegeu 31,2% dos voluntários.

Nenhum comentário: