terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dengue já matou quatro vezes mais em 2009 do que em 2008


A dengue já matou quatro vezes mais na Bahia em 2009 do que em todo o ano de 2008. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (21) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a doença já vitimou 62 pessoas em todo o estado, segundo o levantamento que computa dados de notificações de casos realizadas até 12 de setembro. Ano passado, 15 pessoas morreram após contrair o vírus.

Este ano, o maior número de mortos foi registrado em Itabuna e Ilhéus, com nove registros em cada cidade. Em Salvador, seis pessoas já morreram. A Sesab constatou que 107.494 pessoas já foram infectadas pelo vírus da dengue em 2009, distribuídos em 402 (96,7%) municípios do estado.

O índice supera a maior epidemia já enfrentada pela Bahia até então, em 2002, quando 87 mil pessoas foram contaminadas. Apesar do número elevado, as notificações de dengue na Bahia, segundo a Sesab, estão em tendência de diminuir, já que vem em redução progressiva desde o mês de abril.

O órgão estadual informou também que realiza constantes ações educativas no intuito de conscientizar a população quanto à necessidade de combater os focos do mosquito. Além disso, reforçou os mecanismos de atendimento nas unidades de saúde do estado.

(Correio da Bahia)

Nenhum comentário: