segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Impiedosa, matemática aponta um futuro sombrio para o futebol carioca em 2010


Restam poucas e desesperançosas chances para que o futebol carioca não amargue mais um rebaixamento para a Série B. Os torcedores seguem com a fé de que no fim tudo terminará bem, mas os números são cruéis e apontam um futuro bem complicado. De acordo com os cálculos do matemático Tristão Garcia, do site InfoBola, as chances de que nenhum dos times do Rio seja rebaixado é de 1%. Ou seja, a probabilidade de queda de pelo menos um é de assustadores 99%.

- A esperança é a última que morre, mas a coisa está muito feia. O risco é alto. O futebol carioca está pior que o pernambucano nessa briga contra o rebaixamento. Um dado que constata isso: entre todas as probabilidades, sejam de título, classificação ou rebaixamento, não há nenhum número tão alto quanto o do Fluminense, com 95% - afirma Tristão.

A situação dos cariocas analisada separadamente não é tão espantosa para o Flamengo (7% de chances de cair), mas complica muito para o Botafogo (65%) e é praticamente irreversível para o Fluminense (95%). Uma queda tripla seria algo inimaginável e a probabilidade é baixa: 3%. Mas as chances de dois deles morrerem abraçados é bem considerável: 63%.

Apesar do "número mágico" para se livrar da degola ter diminuído de 48 para 47, para alguns times continua a ser uma meta muito longe da realidade. São os casos principalmente de Sport e Santo André, que possuem 20 e 24 pontos respectivamente, e 87% e 54% de chances de rebaixamento.


Risco de rebaixamento


20º Fluminense 95%
19º Sport 87%
18º Botafogo 65%
17º Santo André 54%
16º Náutico 31%
15º Coritiba 22%
14º Atlético-PR 15%
13º Cruzeiro 11%

Nenhum comentário: