
Considerado uma das atrações da Semana Nacional do Trânsito em Itabuna, que se realiza na Praça José Bastos, o ônibus utilizado pela empresa Rio Cachoeira para treinamento e capacitação de motoristas vem sendo um dos equipamentos mais visitados pelo público. Na praça, também estão montados estandes muito procurados, inclusive por estudantes da rede pública, com material educativo sobre direção defensiva e trânsito, bem como serviços de saúde e unidades de atendimento da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).
Segundo Elvis Souza, da empresa Expresso Rio Cachoeira, que detém 50% das linhas urbanas itabunenses e uma frota de 46 ônibus, em 25 rotas diferentes, o projeto da unidade de capacitação de motoristas visa a qualificação não apenas dos profissionais que já integram os quadros da empresa, como também o suporte à formação de novos motoristas para o mercado regional.
O projeto utiliza um ônibus da frota da empresa, adaptado para funcionar como uma espécie de sala de aula itinerante, equipada com material de última geração. Aparelho data-show, mapas de roteiros e material didático de apoio são recursos usados nas aulas práticas e teóricas.
A Escola de Capacitação de Motoristas tem dois instrutores e os cursos são divididos em dois módulos, um com 300 horas de aulas práticas e outro com mais 40 horas de orientação teórica. O currículo oferece informações sobre direção defensiva, condução segura e evasiva, atendimento aos clientes, noções de ergonomia (conforto ao dirigir), primeiros-socorros, psicologia e segurança no trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário