A presidente eleita da Associação dos Pequenos Produtores do Ribeirão Seco, Lucimara Carvalho, definiu nesta quarta-feira (04), uma agenda de projetos e ações em parceria com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino Oliveira, para implementação na comunidade a partir de 2010. O projeto contempla a ampliação do número de associados da entidade, sua transformação numa instituição pública sem fins lucrativos, fortalecimento do associativismo e implantação de unidades industriais para a produção de fécula e palmito.
Antônio Marcelino também deverá confirmar nos próximos dias a participação do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, na solenidade de posse da nova diretoria da associação e a data de inauguração do posto médico instalado pela Secretária Municipal da Saúde. Ele lembra que a Prefeitura tem realizado, em parceria com a Ceplac, um amplo programa de assistência técnica e de apoio aos pequenos produtores, ajudando a colocar Itabuna como referência nacional no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Para Lucimara Carvalho, um dos projetos prioritários é o fortalecimento da associação, que tem hoje 126 associados. “Vamos também ampliar o número de cadastrados no PAA, de 58 para 75, e aumentar a quantidade de participantes na Feira do Produtor, que hoje funciona provisoriamente no Pontalzinho”, complementou.
A implantação da fábrica de fécula é outra prioridade, até porque os equipamentos já foram adquiridos faltando a instalação do galpão para a unidade de produção, que seria complementada com a implantação de uma fábrica de palmito. Outra proposta entregue à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é para o início de estudos geofísicos para perfuração de poços artesianos na área, que tem uma demanda não atendida de água para consumo humano e animal nos períodos de estiagem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário