quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cepei promove curso para gestores escolares



Capacitar 120 diretores de escolas para a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais na rede regular. Este é o principal objetivo do Curso de Educação Inclusiva para Gestores da Rede Municipal de Ensino que a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna está promovendo, através do Centro Psicossocial da Educação Inclusiva (Cepei). O curso, que está acontecendo nos três turnos na Casa do Educador Grapiúna, começou na terça-feira (3) e será encerrado no próximo dia 24 de novembro.

A capacitação está focada na legislação brasileira que trata sobre os direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais, os deveres do estado para assegurar o acesso à matrícula, a permanência e o desenvolvimento do aluno com deficiência na rede regular de ensino. Segundo a assessora psicopedagógica da SEC, Milene Dantas, hoje existe uma demanda crescente nas escolas rede municipal de Itabuna na busca por vagas para este público.

Para 2010 está prevista também a capacitação dos coordenadores pedagógicos das escolas. Nos últimos quatro anos, o Cepei já habilitou mais de 800 profissionais da rede municipal de ensino na utilização do método Braille, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e para o trabalho com portadores de deficiência intelectual. O programa de Educação Inclusiva da SEC, inclusive, assegurou para o município recursos do Ministério da Educação para a implantação de Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Fávio Simões, no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron e no Centro de Atendimento Integral a Criança (Caic).


Nenhum comentário: