quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Reajuste dos aposentados vai ser votado hoje na Câmara



Mais de mil aposentados e pensionistas do INSS de todo o país, inclusive da Bahia, chegam nesta quarta-feira (4) de manhã a Brasília para pressionar os deputados federais a aprovar a emenda do Senado ao Projeto de Lei 01/07, que será votado nesta quarta-feira no Plenário da Câmara.

A proposta prevê que o reajuste dos benefícios previdenciários acima do piso seja o mesmo ao aplicado anualmente ao salário mínimo. Ou seja, se aprovado pelos deputados e sancionado pelo presidente Lula, o reajuste para o ano que vem será de 8,8% e não de 6,2%, conforme acordado pelo governo e as centrais sindicais. Atualmente, cerca de 8,1 milhões de beneficiários recebem acima de R$ 465. “Não vamos sair de lá enquanto o projeto não for votado”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Gonçalles.

Como forma de protesto contra o acordo do governo federal - que propôs um reajuste para 2010 e 2011 levando em conta a correção da inflação, medida pelo INPC, mais metade do PIB de dois anos anteriores -, os aposentados e pensionistas prometem realizar um movimento semelhante ao dos jovens que pintaram a cara e foram às ruas para pedir o impeachment de Fernando Collor. “Em 1992, foram os jovens de cara pintada. Agora é a vez das caras enrugadas”, diz.

Nenhum comentário: