O Congresso Nacional abrirá, nesta terça-feira (31), com a posse de 513 deputados e 54 senadores. Na solenidade estão sendo aguardadas 4 mil pessoas e estima-se que Câmara e Senado gastarão cerca de R$ 500 mil em um único dia apenas com os 260 parlamentares novatos, gastos com diárias para políticos e acompanhantes, além das passagens aéreas.
Segundo o jornal Correio Brasiliense, na prática, a conta é ainda mais alta, já que os deputados e senadores que renovaram seus mandatos dispõem da verba indenizatória e do cotão parlamentar — às quais já tinham direito — para bancar suas despesas. Segundo técnicos legislativos, a soma do que é gasto por estreantes e veteranos pode chegar perto de R$ 1 milhão.
A sessão de posse para a 54ª legislatura na Câmara está marcada para as 10h. Os parlamentares, que foram diplomados no fim do ano passado, serão empossados pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), após a leitura do nome de cada um e do juramento.
Às 18h, os novos deputados se reúnem novamente no plenário da Câmara, em sessão convocada para a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2011/2013. Em votação secreta, os deputados vão eleger o novo presidente da Câmara, dois vices-presidentes e quatro secretários, além de três suplentes. Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisará de mais de 50% dos votos válidos dos deputados. Os trabalhos legislativos serão iniciados na quarta-feira (02), com a apresentação da mensagem presidencial, que poderá ser levada aos novos congressistas pela presidenta Dilma Rousseff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário