sábado, 26 de fevereiro de 2011

Briga por mudanças na distribuição das cotas de TV justifica rebeldia


Um dos principais motivos para Corinthians e os quatro grandes do Rio terem se rebelado contra o Clube dos 13 é o desejo que cada um tem de aumentar a sua fatia na divisão do dinheiro da TV.

O novo contrato, no valor mínimo de R$ 500 milhões anuais para a TV aberta, já representa um aumento nos ganhos dos clubes. Mas não é suficiente. Corinthians e Flamengo querem ganhar uma porcentagem maior do que a destinada a São Paulo, Palmeiras e Vasco, que desejam se distanciar do Santos, que reivindica fazer parte do grupo que mais ganha.

Hoje, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Vasco recebem a mesma quantia. O Santos aparece em seguida. Atrás dele estão Fluminense e Botafogo, que também almejam participar do segundo pelotão.

O raciocínio dos quatro do Rio é igual ao do Corinthians. Admitem assinar com a mesma emissora de TV do C13. Mas, se autorizarem a entidade a negociar por eles, terão que aceitar a divisão de cotas proposta por ela, estabelecida pela vontade da maioria.

Conversando separadamente com as TVs, eles tentam arrancar um valor igual a um aumento na porcentagem. Mas isso significaria para a compradora pagar mais no total, a não ser que ela reduza o montante prometido ao C13.

A declaração do presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, dá uma ideia de como vai ser a briga: “Se eu souber que a emissora está pagando mais para o Corinthians separadamente não assino o contrato”. Todos os clubes precisam assinar.

Enfim, mais do que interesses políticos ou preocupações com a organização do futebol brasileiro, o levante tem a ver com disputa por dinheiro, obviamente.

http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/sem-categoria/briga-por-mudancas-na-distribuicao-das-cotas-de-tv-justifica-rebeldia/

Nenhum comentário: