sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Primeiro-ministro japonês, Naoto Kan renuncia ao cargo


O primeiro-ministro japonês Naoto Kan renunciou ao cargo nesta sexta-feira, conforme já havia sido antecipado pelo próprio premiê, após se reunir com a executiva de seu partido (Partido Democrático - PD).

No início de junho, Kan prometera renunciar diante dos níveis mínimos de popularidade, agravada por sua gestão da situação provocada pelo terremoto de 11 de março e consequente crise nuclear no complexo atômico de Fukushima, uma vez canalizada a reconstrução após a catástrofe com a aprovação de três leis.

O premiê havia condicionado sua renúncia a três condições: o Parlamento japonês já aprovou duas leis promovidas por ele relativas à reconstrução do país depois do terremoto seguido de tsunami de 11 de março. Kan ainda espera outra lei para ativar o segundo orçamento extraordinário para a reconstrução do país, a qual já foi ratificada em julho.

"Já que foram cumpridos os três requisitos que estipulei, vou deixar o cargo de presidente do partido, como me comprometi a fazer no dia 2 de junho passado", explicou Kan na reunião da executiva do PD. "Uma vez eleito o novo presidente (do PD), abandonarei o cargo de primeiro-ministro", acrescentou o governante.

Nenhum comentário: