segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Polícia do RJ pretende sufocar distribuição de ingresso a torcidas


Após a morte de um torcedor do Vasco na semana passada e da prisão de 23 torcedores do Fluminense no ultimo sábado, a Polícia Civil do Rio de Janeiro decidiu criar um núcleo de combate e prevenção às ações de torcidas para investigar todos os crimes relacionados às organizadas no Estado. Martha Rocha, dhefe da Polícia Civil do Rio diz que a primeira meta é questionar o acesso aos ingressos.

"Temos que questionar a distribuição dos ingressos por parte dos clubes. Ninguém é contra torcida organizada. O que nós não vamos permitir são práticas criminosa. Quem vai coordenar tudo isso é o delegado Alexandre Braga, da Delegacia Especial de Proteção ao Turista", afirmou Rocha nesta segunda-feira.

O novo núcleo não vai ter um número específico de policiais trabalhando, mas envolverá oito delegacias diferentes. Entre elas, estão as de defraudações e de crimes na internet, além da Delegacia de Proteção a Crianças e Adolescentes.

Também presente na coletiva, Braga afirmou que utilizará diversos meios para investigar os torcedores. "Vamos trabalhar com diversas fontes de informação sobre as atividades destas organizadas. Órgãos de inteligência da Polícia Civil, disque-denúncia e de membros das próprias torcidas. Nós já temos mapeadas as sedes das torcidas e os priincipais locais onde eles marcam os confrontos. Vamos começar a agir nestes locais", avisou.

Martha Rocha explicou ainda que este núcleo não visará apenas as torcidas organizadas, mas também se dirigirá para grandes eventos como shows, além da Copa as Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Ela sabe que é difícil identificar os membros de organizadas, mas que para isso a políia vai trabnalhar com a investigação.

Em 2011, o Ministério Público do Rio de Janeiro assinou com algumas torcidas organizadas dos clubes cariocas o chamado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Entre as que assinaram o termo, está uma organizada do Fluminense que teve 23 membros detidos no último sábado. Martha Rocha disse que sabe que o MP tem esse termo com as torcidas e agora buscará saber da as informações que o ministério possui das organizadas. Quando fez o termo, op MP disse que faria um cadastro sigiloso das torcidas para a polícia ter acesso quando necessário.

Nenhum comentário: