quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Funcionários do BC pedem que Dilma mantenha autonomia do banco


O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) pediu, nesta quarta-feira, à presidente eleita, Dilma Rousseff, que mantenha a liberdade das ações do BC. A isonomia da instituição não é garantida por lei no Brasil, mas o presidente Lula concedeu esse espaço em seus anos de governo.

Em carta divulgada logo após a divulgação do nome de Alexandre Tombini para o comando do banco, os funcionários pediram um BC "forte e autônomo na condução dos processos contínuos necessários para conferir ao país estabilidade e controle da inflação".

A Sinal disse ainda que vai enviar comunicado no mesmo sentido ao Congresso nacional e que vai pedir que a autonomia do Banco Central seja garantida por lei.

Um comentário:

Anônimo disse...

De fato, foi bem na "mosca" essa carta. Havia uma ameaça no ar sobre a possibilidade de o BC perder a autonomia, pondo em risco o controle inflacionário.

É bem de se ver que Mantega, o Ministro da Fazenda, é meio dopado com uma ideologia sobre desenvolvimento a qualquer custo e isso é gravíssimo.

Depois de derramar o leite - a inflação voltar -, ficará mais caro e mais sofrido para os brasileiros.

Paulo E. de Freitas