segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Estado ganha duas unidades de conservação no sudoeste baiano


Mais duas unidades de conservação (UCs) foram criadas pelo governo da Bahia: o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e o Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos, localizadas no sudoeste baiano, no Território de Identidade Sertão Produtivo.

O anúncio de criação das unidades foi feito nesta segunda-feira (29), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), durante a solenidade de posse de cerca de 350 membros de 13 conselhos gestores de UCs. A região de Serra dos Montes Altos é rica em recursos hídricos, com três cachoeiras e 148 nascentes, onde se encontra a presença de felinos e outros mamíferos de grande porte, além de apresentar espécies da flora e da fauna em extinção.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, afirmou que o mosaico de unidades de conservação está numa área que carece de proteção, por sofrer com atividades degradantes, como a produção de carvão, queimadas e a retirada de madeira ilegal. “As UCs são fundamentais à conservação da biodiversidade, possibilitando a formação de mosaicos que permitam a sustentabilidade regional. Elas também podem representar desenvolvimento para os municípios. Há vários exemplos na Bahia, como na Chapada, de unidades de conservação que recebem milhares de turistas, gerando emprego e renda de maneira sustentável”, explicou Spengler.

A região onde estão as novas UCs é rica também em patrimônio cultural. Nelas foram encontrados sítios arqueoastronômicos e arqueológicos, além de artes rupestres, localizadas em grutas e abrigos.

Nenhum comentário: