segunda-feira, 29 de novembro de 2010

TSE: mais de 20% não lembra em qual deputado e senador votou


Uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as Eleições 2010 mostra que uma parcela significativa dos eleitores brasileiros já não se lembra mais em quem votou nas eleições deste ano. O esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado estadual: 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do voto.

Em segundo lugar foram os votos dados para deputado federal, em que 21,7% dos entrevistados afirmaram que não se lembram em quem votaram. No caso de senador, o esquecimento ficou em torno de 20,6%. A pesquisa foi realizada por meio de 2 mil entrevistas, divididas nas cinco regiões do País e em 24 Estados.

Um sorteio aleatório selecionou 136 municípios para entrevistar as pessoas logo após o segundo turno das eleições. O estudo ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os entrevistados tinham entre 16 e 70 anos, com variação de escolaridade entre a 4ª séria do ensino fundamental e o ensino superior completo.

Meios de informação
A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam principalmente pela televisão e 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar com 9,9%, na frente de jornal impresso, rádio e revistas.

Questionados especificamente sobre a fonte de informação utilizada para a decisão no segundo turno, a maioria (44,2%) afirmou que já estava decidida. Outros 18,8% afirmaram que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Em terceiro lugar apareceram os programas de candidatos na TV, com 15,5%.

Nenhum comentário: